quarta-feira, 22 de novembro de 2017

CONSTELAÇÕES FAMILIARES


CONSTELAÇÕES  FAMILIARES
Por Manúcia Passos de Lima (*)
As constelações familiares se referem a uma abordagem fenomenológica de terapia breve desenvolvida por Bert Hellinger (filósofo e terapeuta alemão)  e amplamente divulgada por diferentes países e culturas.
Padrões de auto-sabotagem, dificuldades de relacionamentos e de aprendizagem, perdas precoces e dependências químicas são algumas das várias questões que podem ser abordadas em uma sessão de constelação familiar que tanto pode ser feita em grupo quanto individualmente, e em ambos os casos os benefícios são evidentes.
De acordo com a visão sistêmica das constelações familiares três princípios fundamentais atuam simultaneamente dentro de todo e qualquer sistema familiar e quando estes três princípios são devidamente respeitados o amor e a ordem fluem com harmonia fortalecendo tanto os indivíduos quanto suas relações. Estes três princípios são:
Lei do pertencimento que se baseia no fato de que todo aquele que entra num sistema familiar dele faz parte, inclusive os “abortos”, os “meios” (meio irmão, meio tio...), os amantes e os “exs”.O pertencimento cria o  vinculo indissolúvel.
Lei da hierarquia que reza que todo aquele que entra na história familiar – consciente ou não – deve ter seu lugar respeitado e quanto  mais reconhecemos o lugar do outro melhor nos posicionamos tanto no sistema familiar quanto na vida. Por exemplo, o primeiro filho sobrevivente de um casal que teve três abortos é de fato o quarto filho deste casal e não o primeiro como o senso comum normalmente colocaria. O segundo companheiro de uma mulher é “o segundo companheiro” e jamais será o primeiro, independente das circunstâncias de como esta mulher ficou ou não viúva e de quanto tempo durou a primeira relação conjugal. Os mortos (e os não nascidos)  não perdem o lugar que ocupam na estrutura hierárquica do sistema.
Lei da troca justa que afirma que as relações crescem e se fortalecem à medida que as trocas se fazem de forma equilibrada. Relações em que um da partes dá sempre mais do que recebe estão fadadas ao enfraquecimento e conseqüente fim, pois se tornam insustentáveis. De fato o que nutre saudavelmente as relações são as trocas justas. O desrespeito à lei da justa troca gera sofrimento e separação.
Quando estas três leis são obedecidas o amor flui ordenadamente e a ordem se estabelece amorosamente. Contudo, por ignorância dos fatos e por desrespeito a estas três leis, o que acontece com muita freqüência é que muitas vezes para darmos um lugar a algum ente excluído ou como uma forma de amor cego assumimos “papéis que não nos cabem” e que nos trazem a sensação de estarmos “des-locados, uma sensação de estarmos fora de casa e fora do eixo... meio que perdidos ou injustiçados nos levando a desconfortos e sofrimentos internos e externos.
As constelações familiares – que tem a vantagem de ser uma terapia breve em que uma questão pode ser abordada numa única sessão que tanto pode ser individual quanto em grupo – propiciam um olhar mais amplo tanto sobre a questão quanto sobre as suas possíveis causas levando o cliente a caminhos de soluções que necessariamente passam pelo crivo das três leis acima mencionadas.
Na visão sistêmica é essencialmente salutar olhar e acolher os próprios pais e antepassados como fonte de vida e de força, afinal, nossas raízes neles estão. Tomar nossos pais como fonte de vida e força é abrir mão de julgamentos mesquinhos que “choram a falta de algo” (“Ah... podia ter sido melhor...”) e se realinhar com o Dom Maior da Vida que frutifica e renova a se mesmo. Somos frutos e sementes do Dom Maior da Vida em que a abundância e plenitude devem e sempre se sobrepõem às supostas faltas. As constelações visam o futuro e soluções, e portando jamais a falta, e nisto se ancora boa parte de seu poder de cura (que é o restabelecimento da ordem e do amor).

A propósito a abordagem sistêmica das constelações tem sido cada vez mais utilizadas também em empresas e instituições de ensino com resultados muitos rápidos e gratificantes.
(*) Manúcia Passos de Lima
Espirituosa, questionadora, inovadora, próspera, objetiva, prática e muito grata à Vida.
Consteladora, Renascedora e escritora na empresa Estancia do Caminho do Meio
Estudou mudança de hábitos na instituição de ensino PUC-SP
Estudou Pós graduação em Jogos Cooperativos na instituição de ensino Unimonte Santos
Estudou Ciências sociais na instituição de ensino FAFICH - UFMG
Mora em Goiânia onde atende Constelação Familiar

terça-feira, 7 de novembro de 2017

OS ANTEPASSADOS.

“Gratidão e reverencia é o que desejo expressar, a todos que navegam comigo no fluxo da  existência. Aos meus ancestrais, porque neles se encontram minhas raízes e a fonte do amor que gerou meus pais. Aos meus pais, Zevelim e Neném Borges, porque o amor que os uniu gerou a vida que recebi de todos que vieram antes”–MAZÉ FONTES- Oferecimento do Livro:NENÉM BORGES CEM ANOS DE AMOR”.

Gratidão queridos pais, avós e demais ancestrais por terem tecido o meu caminho.
Imensa gratidão pela imensidão dos seus sonhos que, de alguma forma, são hoje a minha realidade.
A partir deste ponto e com muito amor, dou luz à tristeza que houve nas gerações passadas, dou luz à raiva, às partidas prematuras, aos nomes não ditos, aos destinos trágicos.
Dou luz à flecha que cortou caminhos e tornou a calçada mais fácil para nós.
Dou luz à alegria, às histórias repetidas várias vezes.
Dou luz ao não dito e aos segredos de família.
Dou luz às histórias de violência e ruptura entre casais, pais e filhos e entre irmãos e que seja o tempo e o amor que volte a unir.
Dou luz a todas as memórias de limitação e pobreza, a todas as crenças desestruturantes e negativas que permeiem o meu sistema familiar.
Aqui e agora semeio uma nova esperança, alegria, união, prosperidade, entrega, equilíbrio, ousadia, fé, força, superação, amor, amor e amor.
Que todas as gerações passadas e futuras sejam agora, neste instante, cobertas com um arco-íris de luzes que curem e restaurem o corpo, a alma e todos os relacionamentos.
Que a força e a bênção de cada geração alcance sempre e inunde a geração seguinte.
Assim seja. Assim é!”
Autor desconhecido.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

QUINTO CÍRCULO DO AMOR: SERVIÇO PARA A HUMANIDADE

Constelação Familiar Sistêmica - Quinto Círculo do Amor de Bert Hellinger -  Video de Guilherme Fernandes
Texto Postado Por Andrea P. Murer – (*)
Você já deve ter ouvido a famosa frase de Bill Gates:
“Antes de tentar arrumar o mundo, tente arrumar o seu próprio quarto.”
Aqui ela cai como uma luva, porque muitas vezes tentamos defender grandes causas, realizar grandes feitos e/ou transformar todo o mundo, porém não nos damos ao trabalho de arrumar nosso quarto.
Encontrar seu lugar na vida e no mundo, passa por encontrar primeiro seu lugar em casa, ou seja, na família; do contrário ainda que você se esforce muito e empenhe o seu melhor, os resultados na maioria das vezes serão muito aquém do que os esperados.
Nosso sucesso e realização plenos passa necessariamente por nossos pais, pelo serviço aos outros, pelo relacionamento e pela inclusão de toda nossa família (e em muitos casos pelos filhos), porque em cada etapa é necessário desenvolver posturas e recursos que nos serão extremamente úteis no Quinto Círculo do Amor.
“O mesmo movimento em que incluo em meu amor o que até agora foi excluído ou temido, eu estendo, em seguida, a todos os outros seres humanos. Este é o Quinto Círculo do Amor. O Quinto Círculo do Amor se dirige à humanidade, ao mundo, como tal. Aqui se trata de concordar com o mundo como ele é. Isto diz respeito à capacidade de reconciliação entre os povos, por exemplo. Este é o amor universal, que sabe que somos movidos por poderes superiores. Para mim, todos os seres humanos são bons. Cada um é apenas da maneira como pode ser. Ninguém pode ser diferente do que é, em sua situação. Por isso, trato a todos com o mesmo respeito. Essa atitude, esse modo de proceder é uma realização da própria alma. Ninguém pode dispensar o outro dessa realização. Muitos que buscam ajuda querem tê-la sem realização pessoal, mas quando sentem quanta alegria essa realização lhes proporciona, essa compreensão lhes abre novas possibilidades de se moverem na vida. Isso sempre passa por uma compreensão. A emoção do amor tem pouca compreensão. Quando fico estacionado nessa emoção, pouca coisa acontece, fico amarrado. No Quarto e no Quinto círculos do amor ultrapasso essa estreiteza e atinjo um nível espiritual.” Bert Hellinger
Círculos do Amor como um caminho e não como o caminho.
Esse é o caminho do homem comum, que descobre o valor das pequenas felicidades e que se concentra em fazer primeiro aquilo que é preciso, e depois se contenta em fazer aquilo que é possível.
Porém à medida que faz o que é possível acaba percebendo que mais possibilidades se abrem em sua vida, e assim, de passo em passo, fazendo apenas o que é possível vive plenamente sua vida, e a leva para frente.
___________________________________________________________
 (*)- https://andreapmurerpsicologa.wordpress.com/
Texto acima é  baseado no livro, UM LUGAR PARA OS EXCLUÍDOS, onde Hellinger descreve os 5 Círculos do Amor, através do qual nos mostra a jornada que nos leva a encontrar o nosso lugar no mundo.