segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A RETIRADA











Postagem de Gal Sant´ Anna - No facebook de Edson Jordão Figueirinha
(**) Informação valiosa

A RETIRADA – Bert Hellinger
Retirar-se significa retroceder diante do que mostra mais forte que nós. Com isso nos subtraímos a seu influxo e poder, enfraquecendo-o e impondo-lhe limites. Essa retirada é, portanto, estratégica e temporária. Ela serve pra conservar e concentrar as próprias forças. Paz parte de um movimento mais amplo, que não exclui um avanço posterior.
A retirada também pode ser necessária quando avançamos e invadimos indevidamente. Então retrocedemos diante de algo com que orgulhosamente queríamos competir e que, com razão, se manifesta como maior e mais forte que nós. Essa retirada nos purifica. Através dela, recuamos para nos nossos próprios limites e ficamos modestamente dentro deles.
Retiramo-nos, também, quando algo se completa, por exemplo, uma tarefa, um trabalho. Então o deixamos entregue ao seu próprio movimento e à sua própria força. Não o seguramos e não deixamos que nos segure por mais tempo. Essa maneira de retroceder recolhe para dentro o que estava sendo dirigido para fora: para outras coisas, para outras pessoas. No interior, isso se acalma, pode se renovar, ordenar e concentrar para um novo movimento ou uma nova tarefa.
A retirada também é oportuna quando algo foi superado – um saber, uma experiência, uma conquista –, por mais útil, impulsionador e importante que tenha sido; o apego se converte num obstáculo para o novo – para um novo saber, uma nova experiência, um desafio inesperado. Abandonar o que foi, soltar o que guardávamos nos libera para o definitivo e para o possível.
Também nos retiramos quando não somos mais necessários, quando outros tomam o nosso lugar, quando se aproxima e se impõe a despedida definitiva. Ela é a última retirada, o retorno ao centro, no qual torna a cair tudo o que se expandiu. Essa retirada, quando bem sucedida, é a recolhida entrada no definitivo.

(*)Maria da Graça Sant' Anna ( GAL ) –Em genheira , terapeuta holística, e consteladora dedicada a aplicação e divulgação das CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS – Familiares e Organizacionais pelo método Bert Hellinge habilitada por ele próprio e Sophie Hellinger, com os quais realizou Treinamento Avançado.
(**) Gal Sant' Anna Mazé Fontes querida, claro que estes pensamentos merecem estar publicados para o maior alcance possível, como bem aponta a Alcione Antunes vale citar que ele está tomado do livro Pensamentos a Caminho do nosso mestre Bert Hellinger e eu mesma o compartilhei a partir de um post do Edson Jordão Figueirinha nosso colega de Curitiba. terei muita alegria em lê-lo no seu blog. Beijo no coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato comigo pelo email:

mazefontes@hotmail.com