As pedras do pertencimento é um
exercício que serve para qualquer idade, embora, na minha experiência, ela gere
discussões mais úteis com crianças de três a seis anos. Inicialmente,
conversamos sobre a ideia de ‘pertencer’ e pergunto às crianças o que a palavra
significa para elas. Consideramos os diferentes grupos aos quais elas
pertencem: escola, sala de aula, amigos, esporte, igreja, etc.
Eu explico como esses grupos
podem mudar com o tempo, mas que há um grupo ao qual sempre faremos parte:
nosso grupo familiar. Algumas vezes os adultos param de se amar, então um dos
pais sai de casa e se muda para outra cidade ou outro país, mas nossos pais
sempre serão nossos pais e sempre seremos seus filhos. Nós pertencemos às
nossas famílias e eles pertencem a nós durante toda vida... (Uma O’Conell. As
Pedras do Pertencimento : o trabalho sistêmico nas escolas in Conexão Sistêmica
Sul - 2013). Relato completo na revista e site.
Nesse exercício Una O’Conell
entrega para cada criança três pedras: uma representando a criança e as outras
duas representando o pai e a mãe. Una sugere às crianças que guardem as pedras
em lugar seguro e sempre que elas precisarem segurem as pedras na palma da mão
e tentem perceber se o fato de terem seus pais próximos faz com que se sintam
mais apoiados.. Após a atividade muitos efeitos positivos aconteceram. Os
alunos relataram que se sentiram mais fortes, mais seguros, mais confiantes. Em
Taguatinga-DF nós experimentamos o exercício com alunos do Ensino Fundamental e
da Educação infantil. Foi gratificante observar o cuidado dos alunos com as
pedrinhas. Alguns colocaram as pedras no estojo de lápis e outros guardaram em
casa. Um exercício simples e profundo...
Exercício incluso no 2º módulo do curso de Pedagogia
Sistêmica. (Hellen Vieira)
(*) Hellen Vieira da Fonseca- Possui graduação em Pedagogia pela
Universidade Católica de Brasília (1987). Experiência em Pedagogia Sistêmica - Atualmente
é professora - SEE - DF. Tem experiência com Educação Especial atuando nas
seguintes áreas: Deficiente Intelectual, Deficiência Múltipla, Condutas
Típicas/Autismo e Inclusão. Ministrou diversos cursos e palestras relacionaodas
a Educação Especial. Organizou seminários, simpósios, encontros e feiras para
estudo e divulgação da Educação Especial. Atuou como coordenadora pedagógica
das áreas citadas e como diretora de uma escola exclusiva para alunos com
Necessidades Educaconais Especiais. (Texto informado pelo autor)
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