sábado, 1 de março de 2014

AS PEDRAS DO PERTENCIMENTO: O TRABALHO SISTÊMICO NAS ESCOLAS.


Texto de Hellen Vieira da Fonseca postado no Facebook (*)
As pedras do pertencimento é um exercício que serve para qualquer idade, embora, na minha experiência, ela gere discussões mais úteis com crianças de três a seis anos. Inicialmente, conversamos sobre a ideia de ‘pertencer’ e pergunto às crianças o que a palavra significa para elas. Consideramos os diferentes grupos aos quais elas pertencem: escola, sala de aula, amigos, esporte, igreja, etc.
Eu explico como esses grupos podem mudar com o tempo, mas que há um grupo ao qual sempre faremos parte: nosso grupo familiar. Algumas vezes os adultos param de se amar, então um dos pais sai de casa e se muda para outra cidade ou outro país, mas nossos pais sempre serão nossos pais e sempre seremos seus filhos. Nós pertencemos às nossas famílias e eles pertencem a nós durante toda vida... (Uma O’Conell. As Pedras do Pertencimento : o trabalho sistêmico nas escolas in Conexão Sistêmica Sul - 2013). Relato completo na revista e site.
Nesse exercício Una O’Conell entrega para cada criança três pedras: uma representando a criança e as outras duas representando o pai e a mãe. Una sugere às crianças que guardem as pedras em lugar seguro e sempre que elas precisarem segurem as pedras na palma da mão e tentem perceber se o fato de terem seus pais próximos faz com que se sintam mais apoiados.. Após a atividade muitos efeitos positivos aconteceram. Os alunos relataram que se sentiram mais fortes, mais seguros, mais confiantes. Em Taguatinga-DF nós experimentamos o exercício com alunos do Ensino Fundamental e da Educação infantil. Foi gratificante observar o cuidado dos alunos com as pedrinhas. Alguns colocaram as pedras no estojo de lápis e outros guardaram em casa. Um exercício simples e profundo...

Exercício incluso no 2º módulo do curso de Pedagogia Sistêmica. (Hellen Vieira)

(*) Hellen Vieira da Fonseca- Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (1987). Experiência em Pedagogia Sistêmica - Atualmente é professora - SEE - DF. Tem experiência com Educação Especial atuando nas seguintes áreas: Deficiente Intelectual, Deficiência Múltipla, Condutas Típicas/Autismo e Inclusão. Ministrou diversos cursos e palestras relacionaodas a Educação Especial. Organizou seminários, simpósios, encontros e feiras para estudo e divulgação da Educação Especial. Atuou como coordenadora pedagógica das áreas citadas e como diretora de uma escola exclusiva para alunos com Necessidades Educaconais Especiais. (Texto informado pelo autor)

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