segunda-feira, 1 de julho de 2013

CONSTELAÇÕES FAMILIARES PARA PORTADORES DE SINTOMAS

Mazé Fontes (*)
As constelações familiares conquistaram muitas áreas de atuação, escolas (através da Pedagogia Sistêmica), presídios, consultoria política e organizacional. Na área de saúde, porém  ainda é encarada, como uma prática de caráter esotérico. Apesar deste entendimento equivocado têm conseguido resultados surpreendentes no atendimento a pacientes que enfrentam o processo de doença sem que tenham obtido alívio para seus sintomas, nos tratamentos já realizados. Vale lembrar, que  a Constelação Familiar não substituí cuidados médicos. Nem tem a pretensão de curar os pacientes que atende. Sua abordagem apenas age nos emaranhamentos destas pessoas. Stefhan Hausner, médico alemão, discipulo de Bert Hellinger, em seu trabalho de muitos anos como terapeuta sistêmico, afirma que “percebeu uma ligação entre a doença, o comportamento do paciente e as dinâmicas familiares ocultas que podem impedir o caminho para a saude”.
Ao lado da assistência médica, as constelações familares ajudam o paciente a iniciar movimentos de alma que mobilizam forças de autocura. O paciente se apossa da força interna que leva à saúde, retoma as ordens do amor, consegue dizer SIM à vida assumindo responsabilidade pelo que lhe cabe FAZER e CUMPRIR.
Stefhan Hausner, no livro CONSTELAÇOES FAMILIARES E O CAMINHO DA CURA, aponta aspectos que atuam entrosados no modo como as constelações familiares lidam com a doença. A seguir: “disposição do paciente para dizer SIM à VIDA e para assumir responsabilidade pessoal; o amor primario da criança por seus pais e o anseio de estar perto deles; a exclusão por parte do proprio paciente ou de sua familia de pessoas ou temas relevantes para o sistema familiar.”
Experiências traumáticas vivenciadas nas familias (abortos, mortes precoces, suicidos homicidios, separação entre pais e filhos, etc) causam traumas profundos, provocam medo e dor que atingem gerações posteriores. Enquanto isto não é tratado, no nível da alma, provoca sofrimento e costuma aparecer como causa desconhecida de doenças para as quais a medicina ainda procura um modo eficaz de tratar. O mérito das constelações familiares consiste em trazer à luz estes roteiros de vinculação entre membros de uma família e diante deles restabelecer as ordens do amor: pertencimento, equilíbrio de troca e   hierarquia.

(*) Assistente Social –CRESSP 1648-  Terapeuta Sistêmica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato comigo pelo email:

mazefontes@hotmail.com