terça-feira, 9 de julho de 2013

SOB O OLHAR DA PEDAGOGIA SISTEMICA NASCE UMA NOVA ESCOLA

Mazé Fontes (*)
Pedagogia Sistêmica é, um movimento renovador da Pedagogia que se traduz em uma forma eficaz de ensinar e aprender algo. É uma ferramenta que contribui para melhorar o desempenho da tarefa escolar, na escola ou em casa com a família. Baseia-se nas ordens do amor, princípios que regem o trabalho das Constelações Familiares.
Bert Hellinger, defende que a vida de uma família é permeada pelos princípios das Ordens do Amor e todas as dinâmicas familiares são, regidas pelo amor, por mais complexas, intrincadas ou trágicas que possam parecer.
As ordens do amor agem como forças inconscientes nos sistemas, familiares, educacionais ou de trabalho. Algumas intervenções para solucionar conflitos na relação escola-aluno-família falham devido ao desconhecimento das ordens do amor.  Quando se toma consciência delas e se começa a aplica-las, melhora o serviço do professor, o rendimento do aluno, as relações professor-aluno e entre pares.
A pedagogia sistêmica olha alunos e professores dentro de sua respectiva situação familiares. Os conflitos e desordens ocorridas em gerações anteriores (na família de professores e alunos), em geral, se reproduzem no contexto escolar, pois , todos os membros de um sistema estão vinculados uns aos outros, irremediavelmente, alem do tempo ou espaço.
Cada escola é um sistema único (formado pelos sistemas familiares dos alunos e professores) que abarca, em si, disfunções ocorridas nos sistemas que o compõem.  Semelhantes se atraem e agem em ressonância.Por exemplo, professor com dificuldade de reconhecer a hierarquia,seja com o diretor, pai ou outro superior, encontra alunos que desfiam sua autoridade.
As leis (ordens do amor) que servem para o sistema familiar servem também para o sistema educacional e para todos que estão neste serviço.Ei-las:
A PERTINÊNCIA, a primeira lei, diz que cada um que faz parte do sistema tem o mesmo direito de fazer parte.  Isto é valido na família e na escola onde todos têm um lugar de pertencimento de modo exclusivo. Parece óbvio, mas não é.  A EXCLUSÃO opera contra, criando conflitos e sofrimentos.
O EQUILIBRIO de TROCA , a segunda , cria os vínculos entre as pessoas. O equilíbrio une e fortalece o vinculo . O desequilíbrio enfraquece e afasta as pessoas. Exceção: pais e professores. Os pais dão a vida. Professores dão o conhecimento. Alunos apenas recebem!   Pais e professores sao grandes, filhos e alunos são pequenos e assim a vida os mantém para sempre.
A terceira , A HIERARQUIA, é a ordem do tempo. Esta lei diz: quem chegou primeiro tem precedência. Pai e a mãe chegam antes dos filhos. No sistema educacional os professores chegam antes dos alunos e são as raízes daquilo que o aluno vai buscar na escola. Quando essa ordem é rompida, cria-se um conflito.
Pondo em pratica estas leis, a Pedagogia Sistêmica, consegue ajudar o aluno em suas dificuldades, melhorar o relacionamento entre alunos/professores, entre docentes e as hierarquias da instituição.
Então, o QUE e COMO deve ser feito,? É fundamental colocar o aluno no coração. Transmitir valores como: o agradecimento, a admiração, a reverência pela vida, pelos pais, pelo professor, pela aprendizagem. Quando estes conceitos são praticados funcionam! Produzem bons resultados nas dificuldades de aprendizagem,  nos problemas afetivos, comportamentais e conflitos. 
TOMAR (aceitar o que É, com amor!) o aluno, a família dele e a própria família é ação indispensável ao professor. Se, o professor não TOMAR seus pais, com amor, vai criar emaranhamentos para si, seus filhos e na escola, com seus alunos. Não vai conseguir TOMAR o aluno com os problemas que lhe são próprios e não vai conseguir ajuda-lo.
A Pedagogia Sistêmica é uma proposta ousada, renovadora e revolucionária. Não é fácil ser colocada em uma área tão desgastada, tão cheia de problemas como o nosso sistema educacional. Em especial na área pública, tão cheia de decepções e desânimos em relação ao contexto, aos alunos, ao processo de ensino e aprendizagem. Porém, vale a pena conhecer e dar o primeiro passo. Como disse Fernando Pessoa: “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.
(*) Assistente Social e Terapeuta Sistêmica



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