segunda-feira, 1 de julho de 2013

CONSTELAÇÃO FAMILIAR SISTÊMICA


Mazé Fontes ( *)
Constelação Familiar Sistemica é um método psicoterapêutico recente que oferece abordagens criativas e inovadoras, não apenas na area restrita da familia, mas tambem no ambito organizacional, das empresas e no contexto educacional. As constelaçoes familiares foram criadas pelo filósofo e psicoterapeuta alemão Bert Hellinger. Hoje estão presentes em diversos paises de todos os Continentes. É muito forte na Europa e America, na America Latina, em especial. Aqui mesmo no Brasil, onde Bert Helinger foi um dos divulgadores desta metodologia, a serviço da vida, ganha espaço credibilidade no atendimento terapeutico e na formaçao de profissionais consteladores.
O metodo de Bert Hellinger nos ensina basicamente sobre o amor e como este se manifesta na família como uma força biologica que atravessa geraçoes e vai alem das barreiras do tempo e do espaço. Ensina-nos sobre a etica dos relacionamentos e sobre a fidelidade inconsciente que mantemos com os nossos antepassados. Todos! Proximos, distantes, conhecidos ou NÃO. E´uma terapia que nos põe em contato com um pensamento e uma forma de sentir que é muito nova e transformadora. Na dinâmica de uma constelaçao retornamos a valores de familia,  Naçao,  lugar de nascimento e às historias vividas por nossos pais, avós , bisavós (e outros que vieram antes), em determinados momentos da  existencia deles e olhamos para este cenario com gratidao, qualquer que tenha sido o destino que tiveram e os atos que praticaram. Simplesmente porque nos deram algo precioso e impagável: A VIDA.
As constelaçoes servem para fortalecerem as raizes ancestrais do ser humano. Seu objetivo maior é curar a alma familiar, da qual fazemos parte como pressuposto do nosso sistema de origem. No universo das constelaçoes aprendemos que alem da nossa alma individual possuimos ou PERTENCEMOS (para sempre) a uma alma familiar, todas estas almas familiares da humanidade, juntas, compoem a grande alma universal onde nos encontramos imersos e enfim para onde afinal retornamos. Os resultados que obtemos quando constelamos nos permitem influenciar positivamente um número grande de pessoas em todos os nossos relacionamentos. Os efeitos são sentidos no conjunto da familia. E, por quê? Bert Hellinger afirma que “ todo evento traumatico na vida de uma familia, comunidade e nação, permanece no seu espaço morfogenetico até que seja olhado e, quem sabe acomodado nas almas dessas pessoas de uma forma diferente. Para conseguir encerrar esse ciclo, precisamos olhar com consciencia, reconhecer, agradecer e honrar esses eventos e essas pessoas, para que a vida possa continuar nessa reconcialiaçao”.Ingala Robl- Maxico.É exatamente isso o que acontece depois que alguem constela: um movimento de mudança se inicia.
Enfim as constelaçoes familiares servem para fortalecer o amor no seio da família, tornar possível a reconciliaçao entre as pessoas,  colocar cada um no seu lugar certo, resgatar sonhos perdidos, exercitar a gratidao pela vida, desenvolver a autoestima e um modo de  estar na vida  com dignidade.
Para finalizar  e para honrar   o período de Natal,  Festa da Sagrada Familia, aproveitamos para reverenciar e honrar o ancestral desconhecido da cada familia da cidade de Jarinu.Com  a certeza de que todos  nós que  aqui estamos o temos em comum.
( *) - Assistente Social CRSS 1648, Facilitadora de Constelação Familiar Sistêmica
Email: mazefontes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato comigo pelo email:

mazefontes@hotmail.com